Orquídeas com folhas murchas

O que fazer quando as orquídeas estão com as folhas murchas? A orquídea da imagem é uma Phalaenopsis. São orquídeas lindas e as mais comuns nos gardens e floriculturas do Brasil.

Infelizmente é muito comum que em algum momento do cultivo as folhas dessas orquídeas fiquem murchas. Provavelmente a sua orquídea está desidratada então é necessário aumentar a frequência das regas. As orquídeas gostam sim de umidade, mas não deixe que a água se acumule nas raízes, disso elas não gostam!

Verifique ainda se o substrato não está velho, se estiver ele acaba se tornando ácido. Não deixe a orquídea no mesmo vaso em que foi comprada, replante-a em substrato novo, uma mistura de casca de pinus, chips de coco e pedacinhos de carvão ou use substratos específicos para orquídeas que são vendidos prontos. Depois, adube e ela se recuperará.

A primeira coisa que você precisa saber é que essa questão das folhas murchas indica, principalmente, falta de água. Seguem algumas possíveis causas:

1- Falta de hidratação:

Se a sua orquídea estiver florida aumente a frequência de uma para duas vezes por semana, por exemplo. Geralmente temos receio de regar as orquídeas porque aprendemos que elas não gostam de água, mas na verdade o que elas não gostam é de água nas raízes, então aumente a rega, mas tenha certeza de que o vaso em que ela está está apto a deixar essa água toda escorrer. Não deixe acumular! Muitas vezes, até mesmo quando amarradas em troncos de árvores as orquídeas podem ter algum espaço de acúmulo de água, então fique atento!

2- Substrato ácido

Se o substrato estiver velho a raiz perderá a capacidade de absorver os nutrientes. Então troque o substrato. Existem várias opções no mercado, escolha o que considerar mais viável e troque. Se for possível mude o vaso também.

3- Falta de nutrientes

Mesmo que não troque de substrato, veja se não há a necessidade de aplicar um adubo como o fertilizante NPK-10-10-10. Siga as orientações do fabricante e aplique na sua orquídea, com certeiza irá ajudar na recuperação dela. Observe e pare de adubar quando verificar que as folhas melhoraram.

* Para mais orientações sobre o cultivo de orquídeas acesse o nosso perfil: https://www.instagram.com/gatoecacto/


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *