Como hidratar orquídeas Phalaenopsis com folhas murchas

Muitos fãs de jardinagem têm dúvidas sobre como cuidar de orquídeas Phalaenopsis com folhas murchas. A orquídea Phalaenopsis murcha e seca é um sintoma muito comum, que pode ser causado por uma porção de problemas. Lembrem-se de que as folhas não devem ser regadas, pois acumulam água em suas bases e isso pode gerar fungos que causam doenças e podem até mesmo matar a sua orquídea.

         O nome do gênero Phalaenopsis procede da latinização das palavras gregas “phálaina”, que significa “mariposa” e “opsis” que significa “parecido”, aludindo à forma das flores de algumas espécies que se assemelham a mariposas quando estão voando. Outros nomes comuns para essa planta: Orquídea borboleta, Orquídea mariposa e Orquídea boca . São orquídeas asiáticas e atualmente a maioria das mais conhecidas são híbridos.

         Existem dois tamanhos principais: o padrão e o miniatura. O primeiro pode chegar a 1 m de altura, enquanto as miniaturas ficam em torno de 30 cm. Ambos têm a estrutura bem semelhante. As folhas são arredondadas, largas e brilhantes e nascem no centro da planta. As flores do tipo padrão têm cerca de 8 cm de largura e hastes bem longas, que podem ter até 60 cm. As miniaturas têm flores menores e desabrocham em hastes mais curtas. Suas cores variam muito e várias são riscadas ou manchadas. As pétalas são arredondadas. Podem florir até três vezes por ano e a época varia de acordo com a região do país. Após a floração algumas hastes florais podem dar origem a keikis que são pequenas mudas enraizadas que possibilitam a reprodução assexuada de algumas espécies de orquídeas

         Voltando ao assunto “orquídeas Phalaenopsis com folhas murchas”, o mais provável é que a planta esteja desidratada, nesse caso, é preciso regá-la mais vezes por semana. As orquídes são plantas que gostam de umidade, mas a água das regas não pode ficar parada nas raízes. Por isso, evite molhá-las além do necessário e sempre verifique se a água não ficou acumulada no próprio substrato , embaixo do vaso ou no prato que geralmente é colocado debaixo do vaso.

         Outro motivo pode ser a qualidade do substrato no vaso. O substrato apodrece dentro alguns anos e acaba se torna ácido demais para a Phalaenopsis. Não deixe a sua planta no vaso em que foi comprada por muitos meses. O ideal é replantá-la em substrato novo e específico para orquídeas. Existem vários disponíveis no mercado. Depois adube com um NPK 20-20-20 toda semana que ela logo ficará bonita de novo. Assim que a sua orquídea melhorar, adube apenas mensalmente. Veja as principais causas abaixo:

1- Poucas regas

         Procure aumentar a as regas para duas ou três vezes por semana, principalmente se você morar em uma região muito seca, com umidade baixa. Não tenha medo de regar as suas orquídeas, pois elas gostam de água, precisam de umidade, mas verifique se não está acumulando água nas raízes! Verifique sempre como está o vaso e se for o caso o prato. Tenha cuidado até com as que ficam presas nos troncos das árvores. Não deixe a água acumular nelas!

2- Qualidade do substrato no vaso:

         Pode ser que o substrato esteja há muito tempo no vaso e com isso a raiz perdeu a capacidade de absorver aqueles nutrientes. Se esse for o caso, troque o substrato. Existem muitas opções para orquídeas no mercado. Compre o seu preferido e troque. Se for possível troque de vaso também. Mas, faça isso apenas se a Phalaenopsis não estiver com flores. Se tiver florida, aguarde as flores caírem, a haste ressecar e só então troque o susbtrato e/ou o vaso.

Se a sua orquídea está com as folhas murchas ela provavelmente está recebendo pouca água. Quando a orquídea floresce ela precisa de ainda mais energia, ou seja, de mais água também. Como essa espécie não possui pseudobulbos, aquelas batatinhas, ao contrário da Cattleya e da Oncidium, que ficam por debaixo das folhas, ela não tem como armazenar nutrientes.  Aumente as regas e veja rapidamente a diferença com uma melhora impressionante na saúde e na beleza da sua planta!

         Mesmo que você não troque todo o substrato, recomendo que você aplique um adubo, como o fertilizante NPK-20-20-20. Faça algumas aplicações semanais e aguarde. Assim que verificar uma melhora pare de adubar.

Para mais dicas sobre o cultivo de plantas acesse o meu instagram Gato e Cacto .


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *