Essas plantas exóticas, elegantes e cheias de flores características têm algumas necessidades específicas, mas com um pouco de atenção, elas podem crescer e florescer mesmo em vasos. Seguem algumas dicas de como cultivar a sua orquídea em um vaso:
1.Luz: Elas preferem luz indireta. Evite a exposição direta ao sol, pois pode queimar as folhas. Uma janela com sombra parcial é o ambiente ideal. Jamais cultive as suas orquídeas em sol pleno!
2.Rega: Regue a planta quando o substrato estiver quase seco, geralmente uma ou duas vezes por semana dependendo do clima da sua região. Evite deixar a água acumular no fundo do vaso, pois pode causar apodrecimento das raízes. Dica: use água filtrada ou da chuva, já que o cloro da água da torneira pode prejudicar a planta. Essa dica realmente funciona! As minhas começaram a florescer depois que passei a usar água filtrada.
3.Substrato: Use um substrato específico para orquídeas, que normalmente contém casca de pinus, carvão vegetal e outros materiais que permitem uma boa drenagem e aeração. Algumas orquídeas fazem fotossíntese pelas raízes também, por isso precisam de ventilação, como por exemplo as Phalaenopsis. A presença de clorofila nas raízes, que dá a elas uma tonalidade verde vibrante, é um sinal de que elas participam do processo de fotossíntese.
A fotossíntese é uma função secundária das raízes, que têm como principal função absorver água e nutrientes. No entanto, é uma característica das orquídeas epífitas, que vivem sobre outras plantas, e que usam as raízes para abraçar o tronco de uma árvore e fazer fotossíntese.
Para que as raízes das orquídeas Phalaenopsis recebam luz solar e fiquem saudáveis, é recomendável cultivá-las em vasos transparentes. Além disso, para imitar uma árvore, os produtores e orquidófilos usam substratos de material lenhoso, como carvão, chips de cocos e cascas de pínus.
4.Temperatura e Umidade: A phalaenopsis gosta de temperaturas entre 18°C e 30°C. Mantenha a umidade em torno de 50-70%. Você pode aumentar a umidade colocando um prato com pedras e água debaixo do vaso.
5.Adubação: Use um adubo próprio para orquídeas a cada duas semanas durante a fase de crescimento (primavera e verão) e uma vez por mês no outono e inverno. Sempre siga as instruções do fabricante. Existem várias opções no mercado. Escolha a que preferir.
6.Ventilação: Garanta boa circulação de ar ao redor da planta para evitar doenças fúngicas. Mantenha as raízes expostas e bem ventiladas. Não acumule substrato, terra, etc; elas precisam de um ambienta aerado, fresco, sem umidade acumulada e escuro.
Com essas dicas as suas phalaenopsis deverão florescer e trazer um clima exuberante e colorido para sua casa. Tenho três Phalaenopsis: uma lilás, uma branca e uma amarela. Cada uma com a sua beleza! Todas delicadas e ao mesmo tempo rústicas! Lindas!!! Elas têm florescido bastante ao longo de dois anos depois que passei a seguir essas dicas. Se surgir mais alguma dúvida específica acompanhe também o meu instagram: @gatoecacto .
Deixe um comentário