Como cuidar da suculenta jade

Como cuidar da suculentas jade? A planta Jade (Crassula ovata) é da família das suculentas e que fica uma gracinha na decoração, parece uma pequena árvore, como se fosse um bonsai. Essa suculenta é de origem africana e também é conhecida como a planta da prosperidade e da amizade.


Uma das principais características desta suculenta é a sua capacidade de adaptar-se ao sol pleno ou à meia-sombra, ou seja, ela pode ser usada em jardins, quintais e varandas ou até mesmo em espaços internos, mas bem iluminados. É uma planta capaz de armazenar água e é bem resistente, precisa de pouca rega e de pouca adubação. Por isso, é uma ótima opção para os jardineiros de primeira viagem.

Dicas para cuidar da sua Planta Jade:

A Jade ama a luz direta. Quanto mais luz, melhor será o seu desenvolvimento . Então tenta colocá-la próxima de uma janela bem iluminada, para que receba os raios solares todos os dias.

É importante saber que a Jade é uma planta tóxica, então tenha cuidado com os animais domésticos e as crianças.

Como cultivá-la em ambientes internos:

A Jade é uma planta de meia-sombra, ou seja, precisa de pelo menos algumas poucas horas de sol. Ela pode ser cultivada em espaços internos e “fica linda no estilo urban jungle“. Só não pode ficar totalmente sem iluminação.

Se você não sabe como plantar jade suculenta, a boa notícia é que ela se adapta bem tanto em ambientes internos quanto externos. Porém, precisa de cuidados especiais para se manter sempre bonita e saudável.

Como deve ser o substrato para Jade?


Por ser uma suculenta, a jade pede solo bem drenado, nada de solo muito úmido, adubado e compacto. O ideal é que ela seja plantada em uma mistura de areia e terra. Também podem ser usados palha de arroz queimado ou pedriscos. Além disso, coloque argila expandida ou pedaços de telha ou de vasos de barro na parte inferior do vaso, antes de colocar a terra, assim a água de rega escorrerá melhor e não ficará acumulada no vaso.


Se a sua Jade não estiver crescendo, isso pode decorrer da ausência de contato suficiente com a luz solar. O ideal é que ela receba entre cinco e seis horas de luz solar diariamente. Procure em sua casa um local que ela pegue pelo menos algumas horas de sol.

Não se esqueça de adicionar adubo. Existem várias opções no mercado, em pó, líquidos, de uso imediato ou de longa duração. Pelo menos mensalmente, adube a planta Jade.

Quais são as doenças mais comuns na planta jade e como tratá-las?


Assim como acontece com outras plantas, a jade suculenta enfrenta algumas pragas. Entre elas, as mais comuns são os pulgões e as cochonilhas. Além disso,
ela pode ser alvo do surgimento de fungos. Todas essas condições são nocivas e podem levar à morte do vegetal. Por isso, ao notar a presença de qualquer
uma delas, é necessário tratá-la.

Caso note que a planta jade esteja com fungos ou pulgões, há produtos específicos que resolvem facilmente o problema. Eles são facilmente encontrados
em lojas de jardinagem. Mas, você pode também lavar a planta com sabão neutro e enxaguá-la bem ou ainda fazer pequenas podas e aplicar canela com própolis para cicatrizá-la bem e tentar afastar essas pragas.

Só reforçando: A suculenta jade não é pet-friendly, pois é tóxica para os animais . Dessa forma, é importante mantê-la em vasos longe dos pets. Outra opção é posicionar a jade em uma prateleira ou uma mesa próxima da janela. Assim, a planta fica inacessível, mas ao mesmo tempo consegue receber luz solar necessária.

Com qual frequência devo regá-la?

Como a jade é uma suculenta, ela armazena água nas folhas e no caule. Portanto, não é preciso regá-la frequentemente. O ideal é irrigar somente quando a terra estiver seca.

Quando falta água, a planta jade começa a apresentar folhas murchas ou enrugadas e amareladas. Apesar disso, tenha mais cuidado com o excesso de umidade, sendo uma suculenta, ela não suporte ficar úmida demais.

Esse tipo de planta é relativamente fácil de cultivar e uma ótima opção para decorar os ambientes, é muito linda! Para mais dicas sobre o cultivo de plantas acesse o meu instagram Gato e Cacto .


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *